Como saber se a gengiva está inflamada?

Compartilhar

Os sinais de inflamação incluem gengivas vermelhas e inchadas, com presença de sangramento durante a escovação, uso fio dental ou sangramento espontâneo. Como a dor ou desconforto na gengiva nem sempre está presente, a inflamação pode não ser percebida.

Gengiva saudável não sangra. Desta forma, o sangramento é um importante sinal de alerta.

O sangramento ao usar o fio dental pode ser confundido com um trauma na gengiva, o que faz com que muitos deixem de usar o fio dental diariamente! No entanto, a gengiva sangra pela falta de uso diário e correto do fio dental, o que permite que bactérias da placa dental fiquem retidas ao redor dos dentes ou dos implantes e causem a inflamação na gengiva.

Embora a higiene bucal inadequada seja a principal causa de alterações na gengiva, doenças sistêmicas podem aumentar as chances de inflamação gengival, como por exemplo, diabetes não controlada e alterações hormonais na adolescência ou gestação. 

Fique atento! Pacientes fumantes não apresentam sinais tão claros de sangramento na gengiva, mas o hábito de fumar prejudica a saúde gengival e periodontal.

Caso o sangramento ou alguma alteração na gengiva seja percebida, procure um periodontista. Os periodontistas são dentistas especializados no diagnóstico, prevenção e tratamento das doenças periodontais e peri-implantares.  

Cuide se sua gengiva! Faça check-up periodontal regularmente.

Texto produzido pela Dra. Daniela Grisi.

×