Cuide da sua gengiva!
O acúmulo de bactérias presente na placa bacteriana, também chamada de biofilme dental, é a principal causa da cárie e da inflamação da gengiva ao redor dos dentes (gengivite) e implantes (mucosite).
A prevenção das manifestações iniciais de doenças como gengivite e mucosite, pode também apresentar um efeito positivo na prevenção da cárie e das formas mais avançadas da doença periodontal (periodontite), e da que acomete os implantes (periimplantite).
Uma vez que o biofilme dental não é o único fator responsável por estas doenças, a mudança de hábito muitas vezes vai além dos hábitos de higiene dental.
O controle de outros fatores, como por exemplo, o hábito de fumar, estresse, obesidade, diabetes, dieta também precisam ser considerados para que as estratégias de prevenção das doenças periodontais sejam de fato efetivas. Ao cuidar do seu corpo você também está cuidando da sua gengiva!
Com manter a saúde da gengiva
- Escove, pelo menos, duas vezes ao dia ou, sempre que possível, após as refeições
- A escovação deve levar cerca de 2minutos
- Limpe o espaço entre os dentes com fio dental, diariamente.
- Caso sobre a superfície da língua forme muito biofilme ou saburra, pergunte ao seu dentista a melhor forma de higienizá-la
- Só use enxaguantes bucais se for prescrito pelo seu dentista.
- Faça sempre um autoexame para identificar sinais de inflamação na gengiva (gengiva vermelha, inchada e com sangramento)
- Visite o periodontista regularmente
- Adote um estilo de vida saudável
- Ao cuidar da sua gengiva você também cuida da saúde do seu corpo
Apesar da prevenção ser a melhor estratégia de tratamento, nem sempre é uma medida simples. Procure sempre um Periodontista para uma orientação preventiva adequada e individualizada, de acordo com a sua necessidade.
Texto produzido pela Dra. Daniela Grisi