O que é o Protocolo GBT?

O que é o Protocolo GBT?


GBT é a siga em inglês de um protocolo desenvolvido internacionalmente chamado “Guide Biofilm Therapy”. A Terapia Guiada pelo Biofilme é alicerçada na importância da promoção de saúde bucal, dos procedimentos preventivos e minimamente invasivos para promoção de saúde bucal.

O Protocolo GBT foi desenvolvido pela empresa EMS e é baseado em estratégias para o controle doméstico e profissional do biofilme dental, principal agente etiológico das doenças bucais mais prevalentes, como a cárie, gengivite, periodontite e aquelas que acometem as áreas reabilitadas por implantes.

Conceito inovador de abordagem para promoção de saúde bucal, o Protocolo GBT é uma terapia eficiente, segura, sistemática e minimamente invasiva, que tem como objetivo a remoção de biofilme dental, considerado o grande vilão das doenças bucais.

A inovação do protocolo GBT foi aliar procedimentos para remoção do biofilme dental com foco no binômio paciente-dentista a equipamentos que promovessem menor desgaste das estruturas dentais e das restaurações, permitindo uma melhor performance nos procedimentos com mínimo desconforto aos pacientes.

A Terapia Guiada pelo Biofilme é feita a partir de uso de um corante específico para a evidenciação do biofilme dental, o que auxilia não só na abordagem educativa, ao estimular o paciente a se posicionar como protagonista do processo, mas também atua como guia na sua remoção pelo cirurgião-dentista. Ao contrário do que se pode esperar, o evidenciador não mancha as superfícies dentais nem mesmo de restaurações de resina e próteses em cerâmica ou porcelana, sendo facilmente removido sem interferir na estrutura dental e das restaurações.

A inovação, que está revolucionando a assistência em odontologia em todo o mundo, beneficia não só adultos, mas também adolescentes e crianças. Pacientes sadios, com cárie dentária, gengivite, periodontite ou perimplantite podem e devem passar pelas oito etapas que integram a terapia.

O equipamento utilizado no Protocolo GBT é o Air Flow Prophylaxis Master, composto por três peças de mão:
• AIRFLOW: sistema de jateamento para remoção de biofilme local e manchas extrínsecas
• PERIOFLOW: um sistema de jateamento específico para remoção de biofilme nos espaços subgengivais (abaixo da gengiva)
• PIEZON: um aparelho de ultrassom com tecnologia específica “No Pain”, que permite a remoção do tártaro dental, sem dor ou com mínimo desconforto

O protocolo GBT é um sistema de abordagem terapêutica composta por 8 (oito) passos:
1. Exame para diagnóstico das alterações bucais;
2. Evidenciação educativa do biofilme dental;
3. Orientação personalizada da higiene bucal;
4. Remoção do biofilme localizado acima e abaixo da gengival (Airflow);
5. Remoção do biofilme das áreas de gengivas inflamadas com presença de bolsas periodontais mais profundas (Perioflow);
6. Remoção do cálculo dental (Piezon);
7. Reavaliação do processo terapêutico;
8. Retorno do paciente para repetição da terapia, se necessário;

Investimos em tecnologia para o seu maior conforto. Cuidados periódicos são necessários para a longevidade da sua saúde bucal e integral.

Agenda a sua sessão de GBT no Instituto Grisi – Unidade Ribeirão Preto

“A periodontia sempre foi, nunca deixou de ser, sempre será e continuará a ser a especialidade de apoio e suporte de todas as outras especialidades da odontologia.”
Dr. Márcio Grisi

×