Qual a melhor forma de higienizar os dentes?

Compartilhar

A forma correta de higienizar os dentes sempre é motivo de questionamento pelos pacientes e de supervisão e orientação por parte dos cirurgiões-dentistas.

 A melhor forma de higienizar os dentes é aquela capaz de manter os dentes e as gengivas saudáveis, sem qualquer dano a estas estruturas.  A má higiene tem forte relação com a cárie dental e doenças periodontais. No entanto, os excessos ou movimentos incorretos de higiene dental também podem trazer prejuízos tanto aos dentes (abrasões dentárias) quanto aos tecidos gengivais (retrações ou recessões gengivais).

As formas de higiene dental a serem adotadas dependem das necessidades individuais de cada paciente. As rotinas habituais no uso de escovas de dentes não devem ser modificadas radicalmente em favor de uma certa escova ou técnica de escovação, caso o paciente apresente bons padrões de higiene dental. 

Assim, o desempenho na escovação dos dentes deve ser frequentemente analisado pelo cirurgião-dentista durante as consultas odontológicas. Eventuais ajustes na técnica ou necessidade de troca de escova devem ser apontados, para que o paciente possa melhorar a higiene dos dentes e evitar danos aos tecidos bucais.

Como a higiene dental é um hábito muitas vezes difícil de ser modificado, não estranhe caso o seu cirurgião-dentista lhe passe instruções de higiene dental repetidas vezes.  

Instruções de higiene individualmente adaptadas têm se mostrado eficazes em melhorar a adesão do paciente às boas práticas de higiene dental ao longo de todo o tratamento e consultas de manutenção periodontal.

Texto produzido pela Dra. Daniela Grisi.

×