Especialidades

PERIODONTIA

CHECK UP PERIODONTAL E PERI IMPLANTAR

Temos um protocolo de check-up baseado em um exame clínico minucioso, associado aos exames radiográficos e por imagens 2D e 3D, que possibilitam o estabelecimento de correto diagnóstico das alterações dos tecidos ao redor de dentes e dos implantes, o estabelecimento adequado de prognóstico e do plano de tratamento com bases nas prioridades de cada paciente.
Nossa abordagem é preventiva e visa o diagnóstico precoce de gengivite, periodontite, mucosite peri-implantar e perimplantite, fundamentada nos conceitos de saúde total e integral (bucal e sistêmica) de cada paciente.
Desenvolvemos um protocolo exclusivo de atendimento periódico (Tratamento periodontal e periimplantar de suporte), prevenindo doenças, evitando recidivas, possibilitando a manutenção da saúde de nossos pacientes durante todas as fases de vida.

TRATAMENTO PERIODONTAL NÃO CIRÚRGICO.

São procedimentos realizados para controle dos fatores causais das doenças periodontais (Gengivite/ Periodontite) e ao redor dos implantes (Mucosite/Perimplantite), bem como para a resolução da inflamação tecidual relacionada à disbiose.
Abrange uma filosofia preventiva que inclui técnicas orientação, instrução e supervisão de higiene bucal. Além disso, são feitas orientações e abordagens específicas para um manejo adequado de fatores de risco das doenças periodontais (fumo e diabetes).
Trabalhamos com protocolos personalizados de controle de biofilme dental e de tratamento aliando diferentes recursos e equipamentos.
Oferecemos um monitoramento frequente de todas as fases do tratamento com recursos que permitem acompanhamento on-line e digital por parte dos pacientes e profissionais.

TRATAMENTO PERIODONTAL CIRÚRGICO.

Esta fase do tratamento periodontal corresponde ao tratamento das sequelas das doenças periodontais e peri-implantares, baseados nos conceitos de regeneração dos tecidos perdidos pelas doenças periodontais e peri-implantares.
Os procedimentos são realizados por meio de Abordagens e Técnicas Minimamente Invasivas, com auxílio de lupas ou microscópio operatório, associados a biomateriais que aumentam as possibilidades de regeneração tecidual, com maior conforto pós-operatório, o que favorece uma melhor cicatrização e resultados mais previsíveis.


Incluem os procedimentos de:
Frenectomias,
Gengivectomias e Gengivoplastias,
Cirurgias de aumento de coroa clínica pré-protético,
Cirurgia de aumento de coroa clínico estético,
Tratamento de Sorriso Gengival,
Cirurgias plásticas periodontais (tratamento de retrações gengivais),
Tratamento regenerativos de lesões de furca e de defeitos ósseos.

TRATAMENTO PERIODONTAL E PERI IMPLANTAR DE SUPORTE.

Cuidado periódico e profilático das estruturas periodontais e ao redor dos implantes, de acordo com o risco individual de cada paciente, realizados com o objetivo de prevenir doenças, prevenir ou minimizar a progressão de uma doença pré-existente, possibilitar a detecção precoce e tratamento de nova ou recorrentes alterações ou doenças.
Além disso, a Terapia Periodontal e Peri-implantar de Suporte (TPS) é o meio mais eficaz de garantir a manutenção dos efeitos benéficos dos tratamentos já realizados, visando a manutenção de saúde e a longevidade dos dentes e implantes.

MEDICINA PERIODONTAL

As alterações no hálito, causam problemas psicológicos e sociais significativos. Sua principal causa, são as alterações que ocorrem no ambiente bucal, em especial quadros clínicos de Gengivite e Periodontite associados a modificações salivares, entre outros fatores.
O protocolo de tratamento do Instituto Grisi, para quadros de Halitose, é realizado de forma a analisar todos os conjuntos de fatores locais e sistêmicos, causais e predisponentes, que levam ao estabelecimento da Halitose.
Todo o tratamento pode ser feito com interações audiovisuais (Tele-Odontologia) e presenciais, entre paciente e profissional, respeitando o sigilo de todas as informações.

HALITOSE

Cuidado periódico e profilático das estruturas periodontais e ao redor dos implantes, de acordo com o risco individual de cada paciente, realizados com o objetivo de prevenir doenças, prevenir ou minimizar a progressão de uma doença pré-existente, possibilitar a detecção precoce e tratamento de nova ou recorrentes alterações ou doenças.
Além disso, a Terapia Periodontal e Peri-implantar de Suporte (TPS) é o meio mais eficaz de garantir a manutenção dos efeitos benéficos dos tratamentos já realizados, visando a manutenção de saúde e a longevidade dos dentes e implantes.

Especialidades

ORTODONTIA

Uma das especialidades de maior procura atualmente entre pacientes jovens e adultos, a Ortodontia sofreu muitas modificações nesses últimos anos , com advento dos recursos da Odontologia Digital e de novas tecnologias para movimentações dentais, visando um ótimo alinhamento, uma oclusão perfeita e consequentemente contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes .
Um dos grandes diferenciais do Instituto Grisi, em suas duas unidades, diz respeito a uma interação perfeita entre a Ortodontia e a Periodontia, evitando problemas significativos nos suportes dos dentes e retrações evidentes das gengivas.

ODONTOLOGIA RESTAURADORA E ESTÉTICA

Baseados no check up realizado pelo paciente, todas as restaurações existentes serão cuidadosamente avaliadas e se necessário substituídas, com materiais de última geração e seguindo os princípios de uma ótima oclusão e estéticas.
Temos também um protocolo para todas estas situações que incluem, o exame minucioso, o tratamento de sequelas restauradoras e principalmente associado aos programas de retornos periódicos, a prevenção de cárie e das famosas infiltrações , são estes os principais procedimentos:
• Fotografias intra e extra bucais.
• Planejamentos 2D e 3D, usando de softwares específicos como DSD -SMILE DESIGN e softwares de engajamentos da plataforma 3SHAPE.

ESTOMATOLOGIA

É uma especialidade da odontologia conhecida também como medicina oral e facial aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo CFO - Conselho Federal de Odontologia em 1992.
Palavra derivada do grego “estoma” (que significa “boca”), é o estudo das doenças da boca.
O cirurgião-dentista, especialista em estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas à cavidade bucal (e todo aparelho estomatognático).
O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas e demais estruturas da orofaringe.
O estomatologista está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal, podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

implantodontia

IMPLANTES DENTÁRIOS

Desenvolvidos e apresentados à comunidade científica em meados dos anos 80, os implantes osseointegráveis revolucionaram a odontologia e os conceitos de reabilitação oral. Os implantes osseointegráveis, ou também conhecidos como implantes dentários, nada mais são que “parafusos” imitando a raiz dentária, sobre o qual são parafusadas ou cimentadas as próteses sobre o implante. A reabilitação dos pacientes pode ser tanto para perdas dentárias unitárias, bem como, perdas múltiplas ou totais. Com a reabilitação por prótese sobre implantes busca-se uma excelência em estética, função (mastigatória, fonética e articular) e longevidade para sua utilização. Atualmente, existe a Cirurgia Guiada na qual o planejamento do procedimento pode ser completamente feito em programas de computador e executada exatamente como planejado com a utilização de guias prototipados impressos em impressoras 3D. Essa forma de tratamento reduz consideravelmente ou elimina a necessidade de cortes nas gengivas, tornando a cirurgia praticamente indolor e de recuperação mais rápida.

ENXERTOS ÓSSEOS

A enxertia óssea tem a finalidade de recompor a estrutura óssea dos alvéolos dentários após uma extração ou a estrutura óssea dos maxilares necessária para instalação dos implantes osseointegráveis. Existem diversas técnicas e cada uma é avaliada de acordo com a real necessidade do paciente.

MINI-IMPLANTES E MINI-PLACAS (DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM ORTODÔNTICA)

Os dispositivos de ancoragem ortodôntica foram desenvolvidos com o intuito de otimizar o tratamento ortodôntico, reduzindo o tempo necessário para a movimentação dentária e também, possibilitando movimentos dentários apenas obtidos de maneira cirúrgica. Ao contrário dos implantes osseointegráveis, não se espera osseointegração dos mini-implantes/mini-placas pois sua utilização é temporária; sendo utilizados apenas durante a movimentação ortodôntica necessária.

CIRURGIA BUCO-MAXILO-FACIAL
E TRAUMATOLOGIA

DTM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

DTM é a abreviação para Disfunção Temporomandibular, a qual acomete a Articulação Temporomandibular e os músculos mastigatórios. É caracterizada por dores na face ou articulação ao movimentar a boca seja pra mastigar, falar ou até mesmo em repouso. Muitas vezes são observados estalos ou ruídos articulares. O diagnóstico preciso é feito por exame físico minucioso e por exames de imagem como radiografias e ressonância magnética das articulações. Assim, será determinado o plano de tratamento que pode ser medicamentoso, por meio de uso de placas interoclusais e/ou cirurgias.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA E DEFORMIDADE FACIAL

A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia que visa a correção e harmonização da oclusão dentária como também, visa restabelecer um padrão facial harmônico para o paciente; trazendo grande melhoria estética. Esta cirurgia engloba a associação de tratamentos ortodônticos e cirúrgicos para o resultado final ideal.
A Cirurgia Ortognática é indicada para pacientes com um crescimento facial anormal ou desproporcional ou mesmo para pacientes vítimas de sequelas de traumas faciais. Quando a deformidade facial é decorrente de um crescimento anormal ou desproporcional, ela é geralmente realizada na fase adulta ou em adolescentes que já completaram o crescimento facial. A utilização de novas tecnologias como o Planejamento Virtual, nos permite avaliar os resultados em programas de computador antes de realizar o procedimento cirúrgico, bem como, permite transportar o planejamento para o momento da cirurgia, garantindo assim, maior previsibilidade e satisfação.

PLACAS INTEROCLUSAIS

Conhecidas como “plaquinha”, o dispositivo interoclusal é indicado para estabilização da mandíbula, a fim de evitar traumas as estruturas envolvidas na função. Quadros de dores na face, bruxismo, desconforto muscular, trincas, desgastes e sinais de alteração articular, como estalo e a sensação de atrito na região da ATM (articulação temporomandibular) são frequentes e podem indicar a necessidade de uma avaliação cuidadosa. A ansiedade, o estresse e hábitos nocivos também são fatores frequentemente associados a esses tipos de desordem. Vale lembrar que o uso de placa constitui uma parte do tratamento, sendo igualmente importante seguir todas as orientações, além de retornar periodicamente para acompanhamento e revisão da placa.

EXTRAÇÃO DE DENTES INCLUSOS (EX: 3os MOLARES)

Como uma breve definição, dentes inclusos são aqueles que não irrompem à cavidade bucal, dentro do tempo esperado, até a sua posição normal na arcada. Diversos dentes podem apresentar-se inclusos, porém, o mais comum é observarmos o 3o. Molar (ou dente do siso). Deve-se avaliar criteriosamente sua condição de inclusão/impacção e quando julgados como inviáveis para sua manutenção, são geralmente extraídos. Cabe ressaltar que com técnica cirúrgica adequada, um bom controle medicamentoso e seguimento das orientações pós-operatórias, nós conseguimos minimizar o tão famoso desconforto que julgam popularmente que esta cirurgia possui.

TRACIONAMENTO DE DENTES INCLUSOS (EX.: CANINOS INCLUSOS)

Esta técnica cirúrgica é utilizada em todos os casos em que a manutenção do dente incluso é viável. É sempre realizada por solicitação de um ortodontista, pois o tratamento é realizado em conjunto.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA E DEFORMIDADE FACIAL

A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia que visa a correção e harmonização da oclusão dentária como também, visa restabelecer um padrão facial harmônico para o paciente; trazendo grande melhoria estética. Esta cirurgia engloba a associação de tratamentos ortodônticos e cirúrgicos para o resultado final ideal.
A Cirurgia Ortognática é indicada para pacientes com um crescimento facial anormal ou desproporcional ou mesmo para pacientes vítimas de sequelas de traumas faciais. Quando a deformidade facial é decorrente de um crescimento anormal ou desproporcional, ela é geralmente realizada na fase adulta ou em adolescentes que já completaram o crescimento facial. A utilização de novas tecnologias como o Planejamento Virtual, nos permite avaliar os resultados em programas de computador antes de realizar o procedimento cirúrgico, bem como, permite transportar o planejamento para o momento da cirurgia, garantindo assim, maior previsibilidade e satisfação.

CIRURGIA PARA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Apneia obstrutiva do sono é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono ocasionada geralmente, pela base da língua que inibe a passagem de ar ao nível da garganta. Essa interrupção na passagem de ar devido a essa obstrução, pode gerar despertares noturnos e ocasionar os sintomas de um “sono mal dormido”. Com despertares frequentes, o indivíduo pode tornar-se desatento, irritado ou inquieto e apresentar sonolência diurna. Em casos mais severos, a apneia pode estar relacionada a distúrbios sistêmicos como hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto, dentre outros. Esta situação pode acometer principalmente indivíduos obesos, principalmente os que fazem uso de álcool ou medicação mio-relaxante (relaxante muscular), indivíduos com deformidade facial por deficiência de crescimento mandibular e também em indivíduos com alterações de vias aéreas superiores.

TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

A traumatologia buco-maxilo-facial é uma área em que o cirurgião Buco-Maxilo-Facial atua quase que exclusivamente em ambiente hospitalar, porém, alguns procedimentos podem ser realizados em ambiente ambulatorial. É a área que objetiva o diagnóstico e tratamento dos traumatismos bucais e faciais com o intuito de devolver ao paciente a função e a estética. Os tratamentos podem ser desde a redução e fixação de fraturas dos ossos maxilares, nasal, zigomático, orbital e frontal, a tratamento de cortes e lacerações dos tecidos moles, como lábios, língua e traumatismos dentários.

BICHECTOMIA

A Bichectomia ou Remoção do Corpo Adiposo da Bochecha visa remover ou reduzir a gordura da bochecha (corpo adiposo de Bichat) que dá um formato arredondado (algumas vezes indesejado) ao rosto. Sua remoção torna a face mais harmônica e afilada.
É uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo da preferência do paciente. Pode durar de 30-45 minutos. A cirurgia é feita por dentro da boca, não deixando nenhuma cicatriz na pele.

PREENCHIMENTO FACIAL INJETÁVEL

A técnica de Preenchimento Facial injetável visa reduzir ou atenuar rugas estáticas da face. Estas rugas são aparentes mesmo que uma pessoa não esteja contraindo os músculos da face para se expressar e geralmente pioram com o envelhecimento devido a flacidez da pele e diminuição na produção do colágeno. As regiões de escolha para aplicação geralmente são: maçãs do rosto, lábios e “bigode chines”, porém existem outras técnicas e regiões passíveis de aplicação. O preenchimento injetável é um procedimento não cirúrgico com ampla comprovação científica. Indolor e rápida de ser aplicada, traz resultados imediatamente após a aplicação.

TOXINA BOTULÍNICA

A Toxina Botulínica é utilizada para atenuar rugas dinâmicas da face, que geralmente são observadas na testa, região entre as sobrancelhas e região lateral dos olhos, popularmente conhecidas como pés-de-galinha. A toxina é uma proteína purificada obtida em laboratório a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum e seu uso tem ampla comprovação científica no âmbito estético e também funcional.
Na Odontologia, a Toxina Botulínica pode ser utilizada para fins estéticos (como mencionados acima) associado ou não a outros procedimentos de rejuvenescimento facial, tendo a duração dos efeitos por aproximadamente 3-5 meses. Ela também pode ser utilizada de forma funcional como coadjuvante no tratamento de Disfunção Temporomandibular, hipertrofia do músculo masseter, cefaléia tensional e enxaqueca.
O procedimento é extremamente rápido e indolor.

TRATAMENTO DE PATOLOGIAS BUCAIS E MAXILARES

As patologias bucais e dos maxilares podem ser de origem congênita (quando os pacientes nascem com a patologia) ou adquiridas (desenvolvidas durante o passar dos anos). Algumas patologias adquiridas estão relacionadas aos hábitos como o tabagismo e o alcoolismo. Outras se desenvolvem pela presença dos dentes inclusos/impactados ou de dentes com problemas apicais e geralmente, são assintomáticas em sua fase inicial, isto é, não geram desconforto ou dor. Desta forma, é de extrema importância uma avaliação periódica. O auto-exame e a prática de bons hábitos podem prevenir a ocorrência de diversas patologias bucais bem como, um diagnóstico precoce pode ser fundamental para a boa resolução destas patologias.

implantodontia

ORTODONTIA

Uma das especialidades de maior procura atualmente entre pacientes jovens e adultos, a Ortodontia sofreu muitas modificações nesses últimos anos , com advento dos recursos da Odontologia Digital e de novas tecnologias para movimentações dentais, visando um ótimo alinhamento, uma oclusão perfeita e consequentemente contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes .
Um dos grandes diferenciais do Instituto Grisi, em suas duas unidades, diz respeito a uma interação perfeita entre a Ortodontia e a Periodontia, evitando problemas significativos nos suportes dos dentes e retrações evidentes das gengivas.

ESTOMATOLOGIA

É uma especialidade da odontologia conhecida também como medicina oral e facial aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo CFO - Conselho Federal de Odontologia em 1992.
Palavra derivada do grego “estoma” (que significa “boca”), é o estudo das doenças da boca.
O cirurgião-dentista, especialista em estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas à cavidade bucal (e todo aparelho estomatognático).
O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas e demais estruturas da orofaringe.
O estomatologista está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal, podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

ORTODONTIA

Uma das especialidades de maior procura atualmente entre pacientes jovens e adultos, a Ortodontia sofreu muitas modificações nesses últimos anos , com advento dos recursos da Odontologia Digital e de novas tecnologias para movimentações dentais, visando um ótimo alinhamento, uma oclusão perfeita e consequentemente contribuindo para uma melhor saúde e qualidade de vida dos nossos pacientes .
Um dos grandes diferenciais do Instituto Grisi, em suas duas unidades, diz respeito a uma interação perfeita entre a Ortodontia e a Periodontia, evitando problemas significativos nos suportes dos dentes e retrações evidentes das gengivas.

CLAREAMENTO

O clareamento remove quimicamente os pigmentos depositados no interior dos túbulos da estrutura dentária. Pode ser realizado por meio de três protocolos: uso supervisionado de moldeiras em casa, sessões periódicas no consultório ou a combinação dos métodos. A melhor indicação depende de particularidades identificadas durante a consulta, como dieta, hábitos e nível de sensibilidade. Isso garante um tratamento duradouro, eficaz, seguro e indolor.

FACETAS E LAMINADOS

As facetas e laminados podem ser confeccionados em cerâmica (“porcelana”) ou resina. São indicadas em caso de necessidade de alteração de cor, tamanho ou forma dos dentes. Todos os planejamentos consideram aspectos únicos e individuais de cada paciente, como características faciais e posicionamento labial. Dessa forma as peças necessitam de um desgaste mínimo e suficiente para uma aparência natural e harmônica.

RECONTORNO COM RESINA

O recontorno aditivo direto é uma opção prática e rápida para harmonizar o tamanho e a forma dos dentes de acordo com a arquitetura do sorriso. A abordagem é minimamente invasiva e conservadora, exigindo um preparo mínimo e preservando a estrutura original. Materiais de última geração são capazes de reproduzir características ópticas naturais da estrutura dentária, como brilho e translucidez, produzindo um resultado surpreendente.

COROAS E RESTAURAÇÕES

Coroas e restaurações adesivas são livres de metal (metalfree) e podem ser confeccionadas de resina ou cerâmica (porcelana). São peças individualizadas, confeccionadas em laboratório com o objetivo de repor a estrutura dentária perdida, de forma natural, confortável e estética.

DTM DISFUNÇÃO TEMPOROMANDIBULAR

DTM é a abreviação para Disfunção Temporomandibular, a qual acomete a Articulação Temporomandibular e os músculos mastigatórios. É caracterizada por dores na face ou articulação ao movimentar a boca seja pra mastigar, falar ou até mesmo em repouso. Muitas vezes são observados estalos ou ruídos articulares. O diagnóstico preciso é feito por exame físico minucioso e por exames de imagem como radiografias e ressonância magnética das articulações. Assim, será determinado o plano de tratamento que pode ser medicamentoso, por meio de uso de placas interoclusais e/ou cirurgias.

PLACAS INTEROCLUSAIS

Conhecidas como “plaquinha”, o dispositivo interoclusal é indicado para estabilização da mandíbula, a fim de evitar traumas as estruturas envolvidas na função. Quadros de dores na face, bruxismo, desconforto muscular, trincas, desgastes e sinais de alteração articular, como estalo e a sensação de atrito na região da ATM (articulação temporomandibular) são frequentes e podem indicar a necessidade de uma avaliação cuidadosa. A ansiedade, o estresse e hábitos nocivos também são fatores frequentemente associados a esses tipos de desordem. Vale lembrar que o uso de placa constitui uma parte do tratamento, sendo igualmente importante seguir todas as orientações, além de retornar periodicamente para acompanhamento e revisão da placa.

IMPLANTES DENTÁRIOS

Desenvolvidos e apresentados à comunidade científica em meados dos anos 80, os implantes osseointegráveis revolucionaram a odontologia e os conceitos de reabilitação oral. Os implantes osseointegráveis, ou também conhecidos como implantes dentários, nada mais são que “parafusos” imitando a raiz dentária, sobre o qual são parafusadas ou cimentadas as próteses sobre o implante. A reabilitação dos pacientes pode ser tanto para perdas dentárias unitárias, bem como, perdas múltiplas ou totais. Com a reabilitação por prótese sobre implantes busca-se uma excelência em estética, função (mastigatória, fonética e articular) e longevidade para sua utilização. Atualmente, existe a Cirurgia Guiada na qual o planejamento do procedimento pode ser completamente feito em programas de computador e executada exatamente como planejado com a utilização de guias prototipados impressos em impressoras 3D. Essa forma de tratamento reduz consideravelmente ou elimina a necessidade de cortes nas gengivas, tornando a cirurgia praticamente indolor e de recuperação mais rápida.

ENXERTOS ÓSSEOS

A enxertia óssea tem a finalidade de recompor a estrutura óssea dos alvéolos dentários após uma extração ou a estrutura óssea dos maxilares necessária para instalação dos implantes osseointegráveis. Existem diversas técnicas e cada uma é avaliada de acordo com a real necessidade do paciente.

MINI-IMPLANTES E MINI-PLACAS (DISPOSITIVOS DE ANCORAGEM ORTODÔNTICA)

Os dispositivos de ancoragem ortodôntica foram desenvolvidos com o intuito de otimizar o tratamento ortodôntico, reduzindo o tempo necessário para a movimentação dentária e também, possibilitando movimentos dentários apenas obtidos de maneira cirúrgica. Ao contrário dos implantes osseointegráveis, não se espera osseointegração dos mini-implantes/mini-placas pois sua utilização é temporária; sendo utilizados apenas durante a movimentação ortodôntica necessária.

EXTRAÇÃO DE DENTES INCLUSOS (EX.: 3º OS MOLARES)

Como uma breve definição, dentes inclusos são aqueles que não irrompem à cavidade bucal, dentro do tempo esperado, até a sua posição normal na arcada. Diversos dentes podem apresentar-se inclusos, porém, o mais comum é observarmos o 3o. Molar (ou dente do siso). Deve-se avaliar criteriosamente sua condição de inclusão/impacção e quando julgados como inviáveis para sua manutenção, são geralmente extraídos. Cabe ressaltar que com técnica cirúrgica adequada, um bom controle medicamentoso e seguimento das orientações pós-operatórias, nós conseguimos minimizar o tão famoso desconforto que julgam popularmente que esta cirurgia possui.

CIRURGIA ORTOGNÁTICA E DEFORMIDADE FACIAL

A Cirurgia Ortognática é uma cirurgia que visa a correção e harmonização da oclusão dentária como também, visa restabelecer um padrão facial harmônico para o paciente; trazendo grande melhoria estética. Esta cirurgia engloba a associação de tratamentos ortodônticos e cirúrgicos para o resultado final ideal.
A Cirurgia Ortognática é indicada para pacientes com um crescimento facial anormal ou desproporcional ou mesmo para pacientes vítimas de sequelas de traumas faciais. Quando a deformidade facial é decorrente de um crescimento anormal ou desproporcional, ela é geralmente realizada na fase adulta ou em adolescentes que já completaram o crescimento facial. A utilização de novas tecnologias como o Planejamento Virtual, nos permite avaliar os resultados em programas de computador antes de realizar o procedimento cirúrgico, bem como, permite transportar o planejamento para o momento da cirurgia, garantindo assim, maior previsibilidade e satisfação.

TRACIONAMENTO DE DENTES INCLUSOS (EX.: CANINOS INCLUSOS)

Esta técnica cirúrgica é utilizada em todos os casos em que a manutenção do dente incluso é viável. É sempre realizada por solicitação de um ortodontista, pois o tratamento é realizado em conjunto.

CIRURGIA PARA APNEIA OBSTRUTIVA DO SONO

Apneia obstrutiva do sono é uma desordem do sono caracterizada pela suspensão da respiração durante o sono ocasionada geralmente, pela base da língua que inibe a passagem de ar ao nível da garganta. Essa interrupção na passagem de ar devido a essa obstrução, pode gerar despertares noturnos e ocasionar os sintomas de um “sono mal dormido”. Com despertares frequentes, o indivíduo pode tornar-se desatento, irritado ou inquieto e apresentar sonolência diurna. Em casos mais severos, a apneia pode estar relacionada a distúrbios sistêmicos como hipertensão, insuficiência cardíaca, infarto, dentre outros. Esta situação pode acometer principalmente indivíduos obesos, principalmente os que fazem uso de álcool ou medicação mio-relaxante (relaxante muscular), indivíduos com deformidade facial por deficiência de crescimento mandibular e também em indivíduos com alterações de vias aéreas superiores.

TRAUMATOLOGIA BUCO-MAXILO-FACIAL

A traumatologia buco-maxilo-facial é uma área em que o cirurgião Buco-Maxilo-Facial atua quase que exclusivamente em ambiente hospitalar, porém, alguns procedimentos podem ser realizados em ambiente ambulatorial. É a área que objetiva o diagnóstico e tratamento dos traumatismos bucais e faciais com o intuito de devolver ao paciente a função e a estética. Os tratamentos podem ser desde a redução e fixação de fraturas dos ossos maxilares, nasal, zigomático, orbital e frontal, a tratamento de cortes e lacerações dos tecidos moles, como lábios, língua e traumatismos dentários.

BICHECTOMIA

A Bichectomia ou Remoção do Corpo Adiposo da Bochecha visa remover ou reduzir a gordura da bochecha (corpo adiposo de Bichat) que dá um formato arredondado (algumas vezes indesejado) ao rosto. Sua remoção torna a face mais harmônica e afilada.
É uma cirurgia relativamente simples, que pode ser feita com anestesia local ou geral, dependendo da preferência do paciente. Pode durar de 30-45 minutos. A cirurgia é feita por dentro da boca, não deixando nenhuma cicatriz na pele.

PREENCHIMENTO FACIAL INJETÁVEL

A técnica de Preenchimento Facial injetável visa reduzir ou atenuar rugas estáticas da face. Estas rugas são aparentes mesmo que uma pessoa não esteja contraindo os músculos da face para se expressar e geralmente pioram com o envelhecimento devido a flacidez da pele e diminuição na produção do colágeno. As regiões de escolha para aplicação geralmente são: maçãs do rosto, lábios e “bigode chines”, porém existem outras técnicas e regiões passíveis de aplicação. O preenchimento injetável é um procedimento não cirúrgico com ampla comprovação científica. Indolor e rápida de ser aplicada, traz resultados imediatamente após a aplicação.

TOXINA BOTULÍNICA

A Toxina Botulínica é utilizada para atenuar rugas dinâmicas da face, que geralmente são observadas na testa, região entre as sobrancelhas e região lateral dos olhos, popularmente conhecidas como pés-de-galinha. A toxina é uma proteína purificada obtida em laboratório a partir de uma bactéria chamada Clostridium botulinum e seu uso tem ampla comprovação científica no âmbito estético e também funcional.
Na Odontologia, a Toxina Botulínica pode ser utilizada para fins estéticos (como mencionados acima) associado ou não a outros procedimentos de rejuvenescimento facial, tendo a duração dos efeitos por aproximadamente 3-5 meses. Ela também pode ser utilizada de forma funcional como coadjuvante no tratamento de Disfunção Temporomandibular, hipertrofia do músculo masseter, cefaléia tensional e enxaqueca.
O procedimento é extremamente rápido e indolor.

ESTOMATOLOGIA

É uma especialidade da odontologia conhecida também como medicina oral e facial aprovada, regulamentada, registrada e reconhecida pelo CFO - Conselho Federal de Odontologia em 1992.
Palavra derivada do grego “estoma” (que significa “boca”), é o estudo das doenças da boca.
O cirurgião-dentista, especialista em estomatologia, é um profissional que previne, diagnostica e trata as enfermidades relacionadas à cavidade bucal (e todo aparelho estomatognático).
O aparelho estomatognático é constituído pelos lábios, dentes, mucosa oral, glândulas salivares, tonsilas e demais estruturas da orofaringe.
O estomatologista está apto a diagnosticar lesões dentro e fora da cavidade bucal, podendo tratá-las ou encaminhá-las ao profissional responsável.

TRATAMENTO DE PATOLOGIAS BUCAIS E MAXILARES

As patologias bucais e dos maxilares podem ser de origem congênita (quando os pacientes nascem com a patologia) ou adquiridas (desenvolvidas durante o passar dos anos). Algumas patologias adquiridas estão relacionadas aos hábitos como o tabagismo e o alcoolismo. Outras se desenvolvem pela presença dos dentes inclusos/impactados ou de dentes com problemas apicais e geralmente, são assintomáticas em sua fase inicial, isto é, não geram desconforto ou dor. Desta forma, é de extrema importância uma avaliação periódica. O auto-exame e a prática de bons hábitos podem prevenir a ocorrência de diversas patologias bucais bem como, um diagnóstico precoce pode ser fundamental para a boa resolução destas patologias.

×